O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) marcou presença na 2ª Reunião Extraordinária de 2024 do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), realizada nessa sexta-feira, dia 25 de outubro, na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O encontro reuniu Procuradores-Gerais e representantes de diversos estados para debater ações e estratégias para o fortalecimento do Ministério Público brasileiro.

Representando o Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Romão Avila Milhan Junior, o Procurador-Geral Adjunto de Justiça Jurídico, Alexandre Magno Benites de Lacerda, participou das discussões, contribuindo para a formulação de diretrizes institucionais de relevância nacional.

Sob a presidência de Luciano Mattos, Procurador-Geral de Justiça do Rio de Janeiro e vice-presidente do CNPG para a Região Sudeste, a reunião abordou entre outros tópicos, as iniciativas lideradas pelos Grupos Nacionais de Acompanhamento Processual (GNP), de Acompanhamento Legislativo (GNL) e pelo Grupo Nacional de Comunicação, Transparência e Publicidade (GNCOM).

Além disso, os participantes discutiram a criação do Instituto Roberto Lyra, em homenagem ao jurista e ex-membro do MPRJ, com o intuito de reforçar o impacto das atividades do colegiado no aprimoramento da atuação dos Ministérios Públicos em todo o Brasil.

Texto: Ana Carolina Vasques

Fotos: MPRJ