Em uma importante troca de conhecimentos sobre tecnologia da informação, pesquisadores da Universidade de Girona, na Espanha, e de Gênova, na Itália, estiveram na sede do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, para conhecer o sistema de gestão eletrônica de processos, o SAJ-MP, e a estrutura de tráfego e armazenamento de dados da instituição.

A visita, realizada nesta terça-feira (5), teve como objetivo apresentar aos professores como o sistema, utilizado desde 2015, serve para otimizar o andamento de processos e como a estrutura do datacenter amplia a velocidade do tráfego de dados, agilizando o trabalho do MPMS em prol da sociedade.

Os professores Jordi Ferrer Beltrán, da Universidade de Girona, e Pierluigi Chiassoni, da Universidade de Gênova, além do coordenador do Instituto de Direito e História, foram recepcionados pelo Procurador-Geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, em um encontro que evidenciou o interesse internacional pelo modelo de gestão da informação e processos adotados pelo MPMS.

“A visita dos renomados professores é um reconhecimento do trabalho de vanguarda que o MPMS vem desenvolvendo para alcançar a excelência no serviço público. Estamos orgulhosos de compartilhar nossas experiências e contribuir para o avanço da justiça, servindo de modelo para outros países”, afirmou o Procurador-Geral de Justiça.

Em seguida, a presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação do MPMS, a Promotora de Justiça Cristiane Mourão Leal Santos e o Promotor de Justiça Paulo César Zeni conduziram o grupo ao data center da instituição. “Quando o membro do MP chega para trabalhar, ele não abre uma gaveta, um escaninho, em busca de um processo. Ele acessa o processo eletrônico, por meio do SAJ, e faz tudo de forma digital. E foi esse formato que despertou a atenção dos professores”, disse.

Texto: Zana Zaidan
Fotos: Assecom/MPMS