A 5ª edição do Programa “MS em Ação: Segurança e Cidadania”, realizada no último fim de semana em Caarapó, trouxe uma importante contribuição para as comunidades indígenas da aldeia Te’yikue e região. Com o objetivo de levar serviços essenciais aos povos indígenas, o evento aconteceu na Escola Estadual Indígena Yvy Poty. Durante dois dias, mais de 16.550 atendimentos foram realizados, incluindo emissão de documentos, consultas médicas e odontológicas, vacinação, solicitação de benefícios junto ao INSS e assistência jurídica.
A iniciativa foi coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e pela Secretaria da Cidadania (SEC), com a parceria de mais de 40 entidades. O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) se fez presente, por meio do Promotor de Justiça Marcos André Sant’Ana Cardoso, membro colaborador voluntário do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NUPIER), contribuindo com a oferta de orientação jurídica para a população indígena da região.
O Promotor de Justiça Marcos André Sant’Ana Cardoso destacou a importância da ação para garantir o acesso da população indígena aos direitos fundamentais, principalmente no que tange à documentação, que muitas vezes é um grande desafio para essas comunidades. “O Ministério Público tem um papel fundamental na promoção da justiça e cidadania, e ações como esta são essenciais para garantir que os povos indígenas tenham acesso aos serviços que são, por direito, disponibilizados a todos os cidadãos", afirmou o Promotor.
Texto: Ana Carolina Vasques
Revisão: Fabrício Judson
Fotos: MPMS