Dados do Ministério da Saúde mostram que, atualmente, 14 em cada grupo de mil brasileiros são doadores de sangue no Sistema Único de Saúde (SUS). Isso significa que 1,4% da população doa sangue regularmente, colocando o país nos parâmetros definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda que o índice se mantenha entre 1% e 3%. Em 2022, 3,1 milhões de coletas de sangue foram contabilizadas no Brasil.

Mesmo Mato Grosso do Sul tendo um índice acima da média brasileira, de 1,95%, a Rede Hemosul MS está precisando com urgência de todas as tipagens sanguíneas, especialmente, as do tipo O+ e O-.

Por esta causa tão nobre e importante, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da Coordenadoria do Núcleo de Apoio Especial à Saúde, chefiada pela Promotora de Justiça Daniela Cristina Guiotti, apoia e faz um chamamento para que a sociedade se sensibilize e doe sangue.

“Todos os tipos de sangue são necessários e com as festividades de fim de ano, os estoques tendem a diminuir. Doar sangue, além de um ato de solidariedade, é um ato de amor. Não deixe para depois, você pode salvar vidas”, afirma a Promotora de Justiça.

A gerente técnica da Rede Hemosul MS, Andrea Silva Campos, faz um apelo à população. “Precisamos dessa doação para hoje, para amanhã, o quanto antes a população puder comparecer. Para ser um doador é necessário estar bem alimentado, em boas condições de saúde, hidratado, descansado, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 51 quilos e apresentar um documento oficial de identidade com foto”, pontua.

Dia Nacional do Doador de Sangue

No próximo dia 25 comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem a finalidade de sensibilizar e aumentar o número de doadores no mundo, conscientizando a sociedade sobre a importância da doação de sangue.

Não somente no dia, mas durante toda a semana a equipe do Hemosul MS estará à espera de doadores de sangue, principalmente, porque as festas de fim de ano estão chegando. Os interessados em realizar uma boa ação passam por uma triagem que inclui perguntas sobre o seu estado de saúde, alimentação, histórico de doenças, uso de medicação, viagens, entre outras. Caso não haja nenhum impedimento, em seguida, a doação de sangue é realizada.

É importante destacar que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. O sangue doado é utilizado em tratamentos de doenças hematológicas, câncer, cirurgias e emergências. As doações podem ser realizadas tanto em Campo Grande quanto no interior do Estado.

Texto: Karla Tatiane
Foto: Assecom/MPMS