Um exemplo de dedicação ao serviço público é a servidora Márcia Corrêa Duarte Hoffmeister, que há 37 anos trabalha na área. “Fui escrivã da Polícia Civil durante dez anos e, em seguida, passei no concurso público do MPMS, onde atuo há quase três décadas”, revela.
Na época que decidiu se tornar servidora pública, ela acabara de atingir a maioridade e, cheia de sonhos, acreditava que saindo do interior e vindo para a Capital, com esforço, conseguiria realizá-los. “Sou nascida em Rio Brilhante, na cidade do interior. E quando vim aqui para Campo Grande, principalmente a gente que é do interior, sempre quer coisa melhor, né? Procurava algo que me trouxesse estabilidade financeira, porque o servidor público tem estabilidade, tem um salário garantido no final do mês. Então, esse foi o x da questão, o início de tudo”, conta.
Com o passar do tempo, Márcia percebeu que o serviço público proporcionou muito mais, além da solidez econômica. “Desde que estou aqui no MPMS, fatos importantes aconteceram na minha vida: o nascimento do meu filho, minhas conquistas pessoais, bens materiais, entre outros, além do meu amadurecimento profissional e pessoal. Aqui consegui, por meio de vários cursos, aprimorar meus conhecimentos e aplicar na função que exerço, e fui incentivada a concluir a faculdade de Direito. Estes são alguns exemples de grandes passos que dei na minha vida e devo muito ao fato de ser servidora pública”, lembra a chefe de departamento do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS).
Emocionada, ela expressa em palavras a satisfação de ser servidora pública. “Eu me sinto uma pessoa realizada. Eu consegui dar estabilidade para os meus pais. Meu pai já é falecido, mas hoje minha mãe tem 91 anos. Eu me sinto muito orgulhosa de poder cuidar da minha velhinha, de ela ter uma boa saúde, de ela ser lúcida, sabe? Então, assim, o serviço público me proporcionou ajudar minha irmã, meus sobrinhos a terem uma boa educação, oportunidades… Eu jamais imaginaria que aquela menininha de 18 anos poderia ir tão longe, ter conquistado tudo que conquistei”, finalizou.
Começando a construir uma carreira no serviço público, Gustavo Mitsuyuki Waku atua no Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) há menos de 30 dias, na função de analista. Recém-empossado no concurso público da instituição, ele conta que decidiu se tornar servidor público para retribuir por tudo que já conquistou.
“A questão de poder contribuir para o meu país, efetivamente, para a sociedade, ainda mais aqui no MPMS, além da estabilidade, foram os motivos primordiais para a minha decisão. Na área de TI, as pessoas têm oportunidade de trabalhar para empresas de fora do país. Acho que essa é uma opção válida também, mas ser servidor público é uma oportunidade para a gente contribuir com o desenvolvimento nacional mesmo. Fiz toda a minha graduação e pós em instituição pública, portanto, acredito ser uma maneira de poder retornar, com a minha mão de obra, meu agradecimento à sociedade”, explica entusiasmado.
Sobre as expectativas para seu futuro profissional, ele aponta: “estou pouco tempo aqui, acredito que o MPMS investe bastante em tecnologia, então, minha expectativa é não só fazer parte, mas contribuir com meu conhecimento e crescer com a instituição. Especificamente no setor de TI, onde atuo, o órgão tem processos avançados, estou começando a aprender. Os softwares, a arquitetura, tudo se compara às empresas de ponta. Então, não vejo grandes diferenças em termos de infraestrutura, de desenvolvimento, se comparado com uma empresa privada. Nós aqui, estamos, possivelmente, na vanguarda desse tipo de muitas iniciativas e eu fico feliz de fazer parte, poder aprender e crescer juntos, eu acho que será uma excelente jornada”, conclui.
28 de Outubro
O Dia do Servidor Público é comemorado no dia 28 de outubro. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, por meio da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. No ano seguinte, foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.
Entende-se por servidor público o profissional que mantém vínculo de trabalho profissional com os órgãos e entidades governamentais, seja por meio de concurso público ou livre nomeação, sob um regime estatuário. Seu vínculo trabalhista é baseado na lei (estatuto) e nessa modalidade de trabalho não há assinatura da carteira.
MPMS
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul realizará uma homenagem, nesta segunda-feria (28), aos servidores da instituição. Na ocasião, também haverá um Show de Talentos e sorteio de prêmios.
Texto: Karla Tatiane
Revisão: Regiane Sena
Arte e fotos: Assecom/MPMS