Integrar as equipes e compartilhar conhecimento em relação aos painéis de BI (Business Intelligence) desenvolvidos e disponíveis para quem atua no Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS). Estes foram os objetivos da reunião de trabalho, realizada nesta terça-feira (1), no auditório da instituição, entre os servidores que atuam no setor de Tecnologia da Informação (TI) e na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplange), com a participação dos integrantes da Comissão de Governança de Dados do MPMS.
Um painel de BI é uma ferramenta de visualização de dados que permite aos usuários analisar e interpretar grandes volumes de informações de maneira rápida e eficiente. Esses painéis combinam gráficos, tabelas e outros elementos visuais interativos para apresentar uma visão geral dos dados em uma única tela.
Conforme o Promotor de Justiça e Presidente da Comissão de Governança de Dados, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, a troca de experiência traz uma melhor compreensão dos dados e de como utilizá-los, potencializando futuros trabalhos com a integração das áreas de TI e Planejamento.
“Para que possamos avançar na produção e utilização dos painéis de BI, os dados devem ser estruturados, devidamente organizados, para que possam gerar informações. Com isso, é possível tomar decisões no dia-a-dia de forma mais segura, com base em instrumentos gerenciais como os BIs. A tecnologia avança a passos largos, e o Ministério Público precisa acompanhar esse processo inovador para melhor atender a sociedade”, afirma.
Além dos servidores presentes, o Promotor de Justiça Douglas Oldegardo Cavalheiro dos Santos apresentou o BI do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep), demonstrando a todos os presentes sua efetividade.
Foram apresentados ao todo 14 painéis de BI, da área meio e da área finalística, muito utilizados por membros e servidores do MPMS, sendo inclusive alguns deles apresentados para outros Ministérios Públicos.
Texto: Karla Tatiane
Revisão: Fabrício Judson
Fotos: Assecom/MPMS