Com o objetivo de aproximar a administração do Ministério Público de Mato Grosso do Sul dos membros e servidores das Promotorias de Justiça em todo o Estado, foi realizada, nesta quinta (5) e sexta-feira (6), mais uma etapa do projeto "Escutas Regionais", no município de São Gabriel do Oeste. A iniciativa visa dar encaminhamento às demandas do interior, otimizando o diálogo e fortalecendo o atendimento dos cidadãos pela instituição.

O projeto teve início neste ano, pela gestão do Procurador-geral de Justiça do MPMS, Romão Avila Milhan Junior. Serão 12 encontros a serem realizados em oito cidades do Estado, programados para ocorrer até abril de 2025.

Além de São Gabriel, a Escuta reuniu Promotores de Justiça dos municípios de Camapuã, Batayporã, Costa Rica, Bandeirantes, Rio Negro, Coxim, Rio Verde, Paranaíba e Chapadão do Sul, que repassaram, aos representantes dos órgãos da Administração Superior do MPMS, as impressões e demandas verificadas no dia a dia

Este diálogo e suporte, avalia a Promotora de Justiça Isabelle dos Santos Rizzo, titular da 2ª Promotoria de Justiça de São Gabriel, proporciona melhores condições para que possam exercer suas atribuições. “Esta é uma oportunidade para que possamos alinhar o nosso formato de atuação, além de apresentar as particularidades da nossa região, já que, durante a Escuta, identificamos que cada município tem um perfil e necessidade específica”, considera.

O Promotor de Justiça Daniel Higa de Oliveira, titular da 1ª Promotoria de Justiça de São Gabriel, acrescenta que a reunião dos membros foi oportunidade para trocar experiências. “Entendo que essa troca com os colegas serve para aprimorar a nossa atuação”, pontua.

Nos dois dias de programação, foram apresentados o formato de atuação e apoio que pode ser concedido pelos seguintes órgãos auxiliares da Administração Superior do MPMS: Núcleo do Patrimônio Público e das Fundações; Núcleo Eleitoral; Núcleo de Apoio Especial à Saúde; Núcleo da Educação; Núcleo da Infância e da Juventude; Núcleo de Recuperação e Falência; Núcleo do Consumidor; Núcleo Cível; Ouvidoria; Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO); Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC) e do Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação.

Esta é a 2ª Escuta realizada no âmbito do projeto. A primeira ocorreu em Naviraí. A iniciativa irá contemplar todas as regiões do Estado, com encontros já programados para Campo Grande, São, Dourados, Bonito e Três Lagoas.

Texto: Zana Zaidan
Fotos: Assecom MPMS