Em sentença do primeiro dia do “Agosto Lilás”, o Tribunal do Júri de Aquidauana confirmou denúncia do MPMS e condenou a 10 anos de reclusão um homem que tentou matar a ex-companheira, em maio de 2023.

A condenação também determina o pagamento de R$ 30 mil em indenização à vítima.

"A indenização foi obtida a título de danos morais e estéticos, pois a violação foi não apenas à honra da mulher, mas a sua figura, já que restaram cicatrizes aparentes da tentativa de feminicídio", explica o Promotor João Meneghini Girelli, da 3ª Promotoria de Justiça de Aquidauana.

O crime aconteceu no dia 23 de maio de 2023. Segundo a peça acusatória, inconformado com o fim do relacionamento, o denunciado premeditou o ataque. A vítima sofreu golpes de estilete nos braços, no rosto e nas costas. Ela foi socorrida pelo filho.

O Conselho de Sentença considerou o réu culpado por todas as acusações: homicídio tentado triplamente qualificado por motivo fútil, à traição e com recurso que dificultou a defesa da vítima; e contra a mulher em virtude da condição de sexo feminino, ou seja, feminicídio.

Foi determinado o início do cumprimento de pena em regime fechado.

Texto: Marta Ferreira de Jesus - Assecom/MPMS
Foto: Divulgação
Revisão de texto: Regina Célia de Araújo Silva