O Procurador de Justiça Hudson Shiguer Kinashi deixa o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul após 41 anos de dedicação. A portaria de sua aposentadoria foi publicada nesta segunda-feira (5) no Diário Oficial do MPMS, assinada pelo Procurador-Geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior.

Hudson Kinashi era titular da 2ª Procuradoria de Justiça Criminal e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude da instituição. Ingressou no Ministério Público em 17 de fevereiro de 1983, quando foi designado Promotor de Justiça, com a primeira lotação na Promotoria do município de Eldorado.

Natural de Londrina, Paraná, graduou-se em Direito em 1975 pela Universidade Estadual de Maringá. Na mesma cidade, lecionava disciplinas de Matemática, Ciências e Programa de Saúde e Física para o ensino fundamental e médio. Também atuava como agente de seguros e no departamento de contabilidade de uma empresa alimentícia até prestar o concurso para Promotor de Justiça em 1982, sendo aprovado no ano seguinte.

Carreira no MP

Hudson Shiguer Kinashi foi nomeado Promotor de Justiça de primeira entrância em 17 de fevereiro de 1983, com a primeira lotação na Promotoria de Justiça da comarca de Eldorado. No ano seguinte, foi transferido para Iguatemi, onde atuou até 1987, quando foi promovido a Promotor de Justiça de segunda entrância, pelo critério de antiguidade, para a Promotoria de Justiça da comarca de Nova Andradina.

Em 1991, com uma nova promoção, passou a atuar na 12ª Promotoria de Justiça da comarca de Campo Grande. Atuou nas Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor; como Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Pessoa com Deficiência; Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Consumidor; Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça das Fundações; e Coordenador das Procuradorias Cíveis.

Em 2007, foi promovido para o cargo de Procurador de Justiça. Integrou o Conselho Fiscal da Associação Sul-Mato-Grossense do Ministério Público Estadual; foi Diretor de Patrimônio da Escola Superior do Ministério Público Estadual; exerceu a função de Secretário da Comissão Permanente de Assuntos Institucionais do Ministério Público, durante dois mandatos, e foi coordenador do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado).

Foi eleito por dois períodos consecutivos como Membro do Conselho Superior do Ministério Público, sendo no primeiro período representante da primeira instância e, no segundo, da segunda instância junto a esse órgão colegiado.

Como Procurador-Geral Adjunto de Justiça; Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, atuou até maio de 2006, quando assumiu a função de Procurador-Geral Adjunto de Justiça. Em maio de 2008, deixou essa função para ser Coordenador do Centro de Apoio das Promotorias de Justiça Eleitorais, permanecendo até novembro de 2008. Foi também professor titular da disciplina “Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA” na Escola Superior do Ministério Público.

Texto: Cyro Clemente - Assecom/MPMS
Foto: Arquivo