No dia 19 de agosto, é celebrado o Dia Nacional de Luta da População de Rua. Com o objetivo de garantir acesso à Justiça e à cidadania, assegurar os direitos humanos e promover a articulação interinstitucional, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) está participando, junto a diversas instituições, de uma ação para atendimento exclusivo a esse público até as 18h, na arena do Horto Florestal, em Campo Grande.

Entre os serviços disponíveis, estão vagas de emprego, vacinas, testes para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, lanches, atualização de cadastros, atendimento odontológico, atendimento jurídico, apresentações culturais, corte de cabelo, além de orientações sobre direitos e cidadania.

De acordo com a promotora de Justiça Paula da Silva Volpe, “toda pessoa em situação de rua precisa ser percebida como detentora de direitos e com possibilidade de se desenvolver. Assim, é papel do MPMS e dos demais órgãos do Estado ir ao encontro desse público, de modo a garantir todos os seus direitos, proporcionando meios para a superação das dificuldades inerentes à situação em que se encontram”, afirmou.

Ela ainda concluiu que “é fundamental que sejamos capazes de construir ações e fluxos, como este evento, em que tantos parceiros se unem, visando a atender às necessidades multifatoriais dessa população”, disse.

O MPMS é representado pela 67ª Promotoria de Justiça de Campo Grande e pela equipe da Ouvidoria. Estão presentes na ação a Secretaria Executiva de Assistência Social (Seas), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat), a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau), a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS), entre outros.

Texto: Karla Tatiane - Assecom/MPMS
Foto: Assecom MPMS
Revisão: Fabricio Judson