Como parte do Planejamento Estratégico do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), tiveram início as “Escutas Regionais”, uma iniciativa que visa aprimorar a atuação do MPMS no interior do Estado. O objetivo é atender de forma mais eficaz às demandas regionais dos Promotores de Justiça que atuam nas diversas comarcas.

As “Escutas Regionais” começaram em Naviraí, onde estão ocorrendo ao longo de dois dias, para atender as necessidades da região sul do Estado. Em seguida, serão estendidas para outras cidades, ampliando a resolutividade do trabalho da instituição. Embora encontros entre membros do MPMS sejam realizados anualmente, nesta edição, um novo formato foi implementado, priorizando a escuta ativa das necessidades dos Promotores de Justiça no interior.

Os Coordenadores dos Núcleos de Apoio do MPMS, especialistas em áreas como saúde, educação, criminal, cidadania, entre outras, estão conduzindo as discussões. A partir das informações e demandas apresentadas, serão elaborados planos de ação para otimizar o atendimento à população.

A cerimônia de abertura contou com a participação do Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Romão Avila Milhan Junior; do Procurador de Justiça e membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Paulo Cezar dos Passos, e do Promotor de Justiça e Fabrício Mingati, Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP).

As “Escutas Regionais” serão realizadas em outras cidades do Estado, com encontros programados para Campo Grande, São Gabriel do Oeste, Dourados, Bonito e Três Lagoas.

Texto: Zana Zaidan
Foto: Assecom/MPMS.
Revisão de texto: Regina Célia de Araújo Silva