O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da Promotora de Justiça titular da 32ª Promotoria de Campo Grande, Daniella Costa da Silva, instaurou um procedimento administrativo para que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) implemente um sistema informatizado que permita o acompanhamento das internações psiquiátricas involuntárias pela Comissão Revisora de Internações Psiquiátricas Involuntárias (CRIPI), criada em 2023.

O MPMS ressalta que a implementação do sistema informatizado facilitaria a comunicação entre os órgãos envolvidos, assim como a execução do plano terapêutico individualizado. Além disso, o sistema permitiria uma melhor fiscalização das internações, assegurando que estas sejam realizadas de forma adequada e legal.

A CRIPI em Mato Grosso do Sul é composta por membros do MP, da Defensoria Pública, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e da SES. A comissão será responsável por revisar cada internação involuntária até o sétimo dia, emitindo laudos para confirmar ou suspender o regime de tratamento adotado.

Texto: Taís Wölfert (residente em Jornalismo com a supervisão de Cyro Clemente) – Assecom MPMS

Foto: Banco de imagens

Revisão: Regina Célia de Araújo Silva