Em sessão solene extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça do MPMS, realizada nesta quinta-feira (15), o Procurador de Justiça Hudson Shiguer Kinashi foi homenageado em razão de sua aposentadoria. A cerimônia foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça e presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, Romão Ávila Milhan Junior.

Durante o evento, os presentes assistiram a um vídeo que exibiu a carreira do Procurador de Justiça aposentado. Ele também recebeu, das mãos do PGJ, uma placa em reconhecimento aos serviços prestados ao MPMS, além de outra placa entregue pelo presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), sua beca utilizada enquanto integrante ativo do Colégio, e diversas mensagens reunidas em uma pasta do Colégio de Procuradores.

As homenagens começaram com a saudação do Procurador de Justiça Sérgio Luiz Morelli, que representou o colegiado e destacou a trajetória do homenageado. “Você fez do MPMS um ideal de vida, com dedicação exclusiva e muita sabedoria. Ao falarmos do doutor Hudson, temos o sinônimo de presteza e harmonia. Obrigado pelos anos prestados ao MPMS, por tudo que fez, e seja feliz na nova etapa da vida”, afirmou.

Em seguida, a Procuradora de Justiça Ariadne de Fátima Cantú da Silva entregou ao homenageado impressões de mensagens enviadas por colegas procuradores em um grupo de aplicativo. Durante sua fala, destacou: “Envelhecer não é um insulto, mas uma conquista, e espero que todos nós um dia cheguemos onde você está hoje”, disse.

O Promotor de Justiça e presidente da ASMMP, Fabrício Secafen Mingati, também falou sobre o homenageado. “Acima de todo o tempo de dedicação e colaboração ao MPMS, nesses 41 anos, o maior legado do Dr. Hudson é o exemplo de ser humano humilde, gentil, afável, de caráter inabalável e com uma capacidade intelectual ímpar. Esta é a maior lição que ele nos deixa”, expressou.

Em seu discurso, o Procurador de Justiça Hudson Kinashi iniciou emocionado e agradecido: “Após os grandes oradores que me antecederam, uma emoção e gratidão enormes me impõem dizer a todos: obrigado”, afirmou. O homenageado citou nomes de diversos servidores que contribuíram para o sucesso de seu trabalho.

Em relação à sua atuação no MPMS, ele ressaltou: “É uma alegria muito grande ter chegado até aqui. Trabalhar no MPMS é como exercer um sacerdócio em prol da sociedade. Como o próprio nome diz, o MPMS é um ministério; ao entrar, temos que seguir em frente, pensando sempre no bem da sociedade”, finalizou.

O filho, Marcelo Hitoshi Kinashi, comentou o momento singular do pai: “Ele é um exemplo de perseverança, de dedicação. Não media esforços para exercer o trabalho e, ao mesmo tempo, sempre esteve presente na família, como pai e marido”, lembrou.

A portaria de aposentadoria de Hudson Kinashi foi publicada na segunda-feira (5) no Diário Oficial do MPMS.

Texto: Cyro Clemente - Assecom/MPMS
Fotos: Assecom MPMS