“Um Ambiente de trabalho saudável é direito de todos” e o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da Comissão de Prevenção a Situações de Risco à Saúde Mental do MPMS, celebra o Dia Nacional da Saúde Mental, nesta quarta-feira (3/7). A iniciativa visa sensibilizar todos os integrantes da instituição, servidores, colaboradores e gestores sobre a necessidade de cuidar do bem-estar psicológico para garantir um ambiente laboral saudável e produtivo.

A Comissão de Prevenção a Situações de Risco à Saúde Mental do MPMS é presidida pela Promotora de Justiça Camila Augusta Calarge Doreto e tem por objetivo incentivar à criação e o desenvolvimento de ações permanentes de promoção e prevenção em saúde mental dos seus integrantes, fomentado a evolução da cultura institucional e destacando a importância da saúde mental no ambiente de trabalho.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo do mundo. Entre as ações promovidas pelo MPMS que envolvem saúde mental estão: a instituição das Comissões de Prevenção a Situações de Risco à Saúde Mental do MPMS, de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e de Combate ao Assédio; a inserção do tema nos cursos de formação oferecidos pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e palestras, com o objetivo de proporcionar um espaço de diálogo e reflexão sobre a importância da saúde mental.

O MPMS sugere aos integrantes da instituição o uso de uma peça de roupa amarela ou acessório na cor para que este dia não passe despercebido e manifestem-se por meio de fotos nas redes sociais, marcando o usuário do MPMS no Instagram, @mpe_ms, e usando a hashtag #SaúdeMentalMPMS.

 

Texto: Taís Wölfert/Residente em Jornalismo, com supervisão de Waléria Leite/Jornalista – Assecom MPMS