Com o intuito de contribuir na fiscalização ambiental, principalmente nas ocorrências referentes à poluição sonora na área urbana, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça de Nova Alvorada do Sul, Maurício Mecelis Cabral, entregou, na última sexta-feira (12/7), um aparelho Medidor Integrador de Nível Sonoro (sonômetro) à Polícia Militar Ambiental.

Na ocasião, estavam presentes o Secretário-Executivo de Segurança Pública, Coronel PM Wagner Ferreira da Silva; o Comandante-Geral da PMMS, Coronel PM Renato dos Anjos Garnes; e o Comandante do Policiamento Ambiental, Coronel PM José Carlos Rodrigues.

Segundo o Promotor de Justiça, a aquisição do sonômetro foi possível após a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no bojo de Inquérito Civil instaurado para apurar danos ambientais. Ele explicou que o Comandante do Policiamento Ambiental sinalizou a necessidade da aquisição do aparelho para atender à normativa técnica disposta na NBR 101151, que complementa e delimita tecnicamente os parâmetros referentes à poluição sonora. “O sonômetro vai atender a demanda da PMA em todo o Estado”, reforçou o Promotor.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS

Fotos: Assessoria de Comunicação 1º BPMA