No último sábado (8/6), os Promotores de Justiça do Núcleo de Promoção de Igualdade Étnico-Racial do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (NUPIER), Douglas Silva Teixeira (Coordenador) e Marcos André Sant Ana Cardoso (membro colaborador), juntamente com o Promotor de Justiça Paulo Henrique Mendonça de Freitas, estiveram presentes na cerimônia de inauguração da Embaixada Indígena em Campo Grande.

A Embaixada é um novo espaço cultural destinado a receber a população local para disseminar elementos da história e cultura dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul.

A cerimônia foi conduzida pela Ministra dos Povos Indígenas (MPI), Sônia Guajajara, e contou com a presença de diversos representantes de segmentos da sociedade civil, entre eles, líderes das diversas etnias indígenas, líderes de religiões de matrizes africanas, autoridades federais e estaduais, tais como a Deputada Federal Célia Xakriabá, o Secretário Executivo do MPI Eloy Terena, o ex-Governador e Deputado Federal Zeca do PT, além da população em geral.

Audiência com NUPIER

Após a inauguração da Embaixada Indígena de Campo Grande, a Ministra Sônia Guajajara concedeu audiência aos membros do NUPIER para tratar de questões relacionadas às atividades do Órgão Ministerial nas questões de promoção de igualdade étnico-racial.

Na ocasião, foram debatidos projetos para serem executados em conjunto, com o objetivo de implementar direitos das populações indígenas de Mato Grosso do Sul.

A realização da audiência ocorreu no espaço do átrio do Hotel de Trânsito da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP).

Texto: Jeferson da Silva Marques – estagiário de Jornalismo com supervisão de Cynthia Silveira/Assecom

Fotos: NUPIER