Na noite dessa quarta-feira (5/6), Dourados recebeu o lançamento da Campanha “Você merece um amor leve”, que trata da violência contra a mulher e do feminicídio. O evento contou com a presença do ator Raul Gazolla, que é, desde o ano passado, o embaixador das ações do MPMS para este tema.

A campanha é realizada pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAODH) e pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial (Caocrim), por meio do Grupo de Atuação Especial dos Promotores de Justiça do Tribunal do Júri (Nojúri); do Núcleo da Cidadania (Nuci); e do Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (NAVIT), com apoio da 13ª, 14ª e 15ª Promotorias de Justiça da comarca de Dourados, bem como da Assessoria de Comunicação (Assecom).

Vale destacar que é a primeira vez que uma campanha do MPMS foi lançada no interior do Estado e Dourados foi escolhida para recepcionar o evento.

A mesa solene foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, e composta pela Promotora de Justiça e Supervisora das Promotorias de Justiça Criminais da comarca de Dourados, Claudia Loureiro Ocariz Almirão; pela Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Nevid) e do Núcleo da Cidadania (Nuci), Clarissa Carlotto Torres; pelo 13º Promotor de Justiça de Dourados, com atribuição na área de violência doméstica e familiar, Izonildo Gonçalves de Assunção Junior; e pelo Prefeito Municipal de Dourados, Alan Aquino Guedes de Mendonça.

Em sua fala, o Promotor de Justiça titular da 13ª PJ de Dourados, Izonildo Gonçalves de Assunção Junior, fez a plateia se emocionar ao relatar casos de feminicídio e Claudia Loureiro Ocariz Almirão, Supervisora das Promotorias de Justiça Criminais, fez um discurso inspirador para que se possa combater as violências contra a mulher com rigor, prevenção e incentivo a denúncias.

O Prefeito Municipal, Alan Aquino Guedes de Mendonça, parabenizou o Ministério Público Estadual pela realização da iniciativa e destacou a parceria entre a Prefeitura de Dourados e o MPMS.

O Procurador-Geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, defendeu que “somente a soma de propósitos e ações entre todos os poderes, sociedade civil, iniciativa privada e imprensa fará com que os números de Dourados e região, no que diz respeito à violência doméstica e ao feminicídio, reduzam”. Lembrou ainda das aldeias indígenas do entorno da cidade, que precisam de atendimento e apoio diante de casos cada vez mais recorrentes de violência doméstica.

Lançamento

Após os discursos, as Promotoras de Justiça que coordenam a Campanha “Você merece um amor leve”, ressaltaram que as medidas protetivas de urgência são fundamentais para evitar que o agressor cometa um crime ainda mais grave, e apresentaram peças publicitárias que surpreenderam a plateia.

Na sequência, o ator Raul Gazolla relatou que “crimes contra as mulheres destroem a vida não só da vítima, mas também de toda a sua família e amigos”. E deixou uma mensagem de que além da punição da lei é necessária uma nova cultura, continuidade na luta contra o machismo e que mulheres merecem respeito e não um “rótulo de propriedade”.

Por fim, o Promotor de Justiça Luiz Eduardo Sant’anna Pinheiro prestou uma homenagem do MPMS em nome de todas as mulheres ali presentes.

Confira as fotos do evento aqui.

Texto: Ana Paula Leite e Cynthia Silveira / Assecom MPMS

Fotos: Ana Paula Leite