O Promotor de Justiça Ronaldo Vieira Francisco foi nomeado pelo Ministro Luís Roberto Barroso, na qualidade de Presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para compor o Grupo de Trabalho do Fórum Nacional de Recuperação Empresarial e Falências (FONAREF). A nomeação foi publicada na Portaria Presidência nº 166, de 13 de maio de 2024. 

Cabe destacar que Ronaldo Vieira Francisco é o primeiro membro do Ministério Público brasileiro a compor o Grupo de Trabalho do FONAREF, presidido pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça e Corregedor Nacional, Luis Felipe Salomão, que desempenha papel relevante na elaboração de estudos e na propositura de medidas para o aperfeiçoamento da gestão de processos de recuperação empresarial e falências.

O Presidente da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), Conselheiro e Procurador de Justiça do MPMS, Paulo Cezar dos Passos, indicou o Promotor de Justiça para integrar o fórum, destacando que sua “dedicação, expertise técnica e profissionalismo agregarão valor aos trabalhos desenvolvidos”. No mesmo sentido, o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet Branco, também indicou o nome de Ronaldo Vieira Francisco para ocupar a vaga, convicto de sua capacidade e competência.

Para Ronaldo Vieira, compor o FONAREF é uma grande honra e responsabilidade, “e uma vez nomeado, me comprometo firmemente a agir em cooperação com seus respeitados membros, e com integridade e dedicação aos caros interesses do Ministério Público brasileiro, nos processos de Recuperação e Falências”.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS