O Núcleo de Apoio Especial à Saúde (NAES) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, promoveu, nesta quarta-feira (15/5), palestra com o tema “Seja um Doador de Medula Óssea e Salve Vidas”. O evento aconteceu no Auditório das Promotorias de Justiça da Unidade Rua da Paz, com a presença de membros, servidores, estagiários e terceirizados do MPMS.

A abertura do evento foi realizada pela Coordenadora do NAES, Promotora de Justiça Daniela Cristina Guiotti, que relatou a importância do cadastro de medula óssea, já que vivenciou as dificuldades decorrentes de uma doença grave (aplasia medular) em um membro de sua família e a angustiante busca por um doador de medula óssea. Ela destacou, ainda, a importância de se realizar o cadastro e a responsabilidade assumida com tal ato: “Precisamos levar daqui a consciência da importância de sermos doadores e, a partir do momento em que assumirmos este compromisso, devemos mantê-lo até o final”.

Na sequência, o Professor Carlão, fundador do Instituto Sangue Bom, relatou sua experiência como transplantado de medula óssea, oportunidade em que ressaltou a importância do cadastro de doadores de medula óssea para salvar vidas.  Professor Carlão aproveitou para agradecer ao seu doador e ao Sistema Único de Saúde pelo fato de hoje estar vivo, já que todo seu tratamento foi custeado pelo SUS.

Em seguida, foi proferida palestra pela Chefe de captação de Doadores de Medula Óssea do Hemocentro, Lucéia Maria Fernandes, que esclareceu aos presentes todo o processo de cadastro de doador de medula até a efetiva concretização. Lucéia também relatou que, muitas vezes, encontra-se um doador compatível e este se recusa a realizar o procedimento: “Daí a importância do cadastro consciente, pois ele gera uma expectativa de vida a um paciente que tem como última esperança o transplante”. Também foi enfatizada a importância da manutenção atualizada dos cadastros dos doadores de medula óssea, que pode ser realizada pelo site: https://redome.inca.gov.br/.

No evento também esteve presente Claire Miozzo, Coordenadora Estadual de Transplantes de MS.

Serviços

Para se tornar doador de medula óssea, dirija-se ao Hemocentro mais próximo, preencha seu cadastro no REDOME para coletar uma amostra de sangue (10 ml) e possibilitar a realização de exame de tipagem HLA.

Dúvidas ou informações? Acesse o site https://redome.inca.gov.br/.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista - Assecom MPMS

Fotos: Felinto Paes - Assecom MPMS