O Promotor de Justiça George Zarour Cezar, representante do Conselho Administrativo-Consultivo da Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS), deu início ao curso de “Gestão de Riscos do MPMS”, realizado pela ESMP-MS, nesta sexta-feira (10/5), acompanhado do Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa; e da Diretora de Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplange), Sabrina Lopes Baes Figueira Ferreira.

George Zarour destacou a importância da gestão de riscos em diversas áreas de atuação no Ministério Público do Estado, não somente na área-meio, mas também na área-fim. Na oportunidade, o Promotor de Justiça Paulo Roberto Ishikawa lembrou aos presentes que a gestão de riscos é um projeto da Seplange e abordou sobre como é a implantação do tema, ressaltando a importância do conhecimento acerca do assunto.

O Chefe do Departamento de Planejamento e Gestão por Processos da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLANGE), Reginaldo de Oliveira Vilanova, ministra na tarde desta sexta-feira o terceiro módulo do curso híbrido “Gestão de Riscos no MPMS”, com uma oficina para a elaboração do mapa de riscos.

O curso é voltado ao aperfeiçoamento técnico de membros e servidores do Ministério Público de Mato Grosso do Sul. Este é o terceiro módulo ministrado, nesta etapa presencialmente, seguindo o cronograma já previsto. Os módulos anteriores, 1 e 2, foram apresentados no sistema de Ensino à Distância (EaD), sendo eles: Principais Elementos da Gestão de Riscos e o Processo de Gestão de Riscos.

O último e quarto módulo volta ao sistema de Ensino à Distância (EaD), com estudo de caso; e as apresentações remotas e individuais do trabalho final serão agendadas no período de 13/5 a 13/6, com o professor.

Reginaldo de Oliveira Vilanova

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005). Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Business Process Management - BPM, Planejamento Estratégico - OKR, Gestão de Riscos e Análise Comportamental PI, tendo certificação internacional em OKR e PI. Atuou em várias consultorias em instituições públicas como Detran-MS, Sanesul, Imasul, Secretaria de Estado de Fazenda/MS. Também foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD-ONU. Na sua bagagem, tem mais de 1.000 processos mapeados, 350 OKR´s implantados, gestão de riscos aplicadas em 25 revisões de planejamento e processos. Atualmente está como Chefe do Departamento de Planejamento e Gestão por Processos do MPMS.

 

Texto: Waléria Leite – Jornalista

Fotos: Cedidas - Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul