A Procuradora-Geral Adjunta de Justiça Legislativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), Camila Augusta Calarge Doreto, representou o Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Romão Avila Milhan Junior, na abertura do 53º Fórum Nacional dos Juizados Especiais (FONAJE), com o tema “Linguagem simples no Juizado: inclusão e cidadania”, que aconteceu na quarta-feira (15/5), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.

O fórum promovido pelo Poder Judiciário, por intermédio do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (CIJMS) e da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS), tem o objetivo de reunir os Coordenadores Estaduais dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais para o aprimoramento dos serviços judiciais, a partir da troca de informações e da padronização de procedimentos em todo o território nacional.

O evento também contou com a presença da Coordenadora do Núcleo Criminal e Promotora de Justiça do MPMS Renata Ruth Fernandes Goya Marinho.

Além da Procuradora-Geral Adjunta de Justiça Legislativa, Camila Augusta Calarge Doreto, compuseram a mesa solene o Presidente do FONAJE, Juiz de Direito Valmir Alaércio dos Santos; o Presidente do Poder Judiciário do Estado, Desembargador Sérgio Fernandes Martins; o Presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (CIJMS), Desembargador Alexandre Bastos; entre outras autoridades.

A palestra magna foi ministrada pelo Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Juiz de Direito Frederico Mendes Júnior, que ressaltou as conquistas e os desafios da magistratura no momento.

Com repertório de músicas regionais, a Orquestra Indígena Infantil Marçal de Souza fez a apresentação cultural do evento.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS