Cerca de 100 pessoas tiveram a oportunidade, nesta sexta-feira (1º/3), de assistir à palestra da psicóloga e doutora em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo (USP), Lis Andréa Pereira Soboll, realizada pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS) aos membros, servidores e estagiários do MPMS, por meio do sistema EAD, com o tema “Vida Pessoal e Trabalho: Escolhas Cotidianas”.

De Dourados, a Conselheira da ESMP-MS, Promotora de Justiça Claudia Loureiro Ocariz Almirão, fez a apresentação da Dra. Lis Andréa Pereira Soboll, que contou com a participação da Procuradora-Geral Adjunta de Justiça Administrativa, Nilza Gomes da Silva, em Campo Grande.

A psicóloga fez uma reflexão acerca da vida pessoal e trabalho, a forma que nos relacionamos com o afetivo, familiares, coletivo, e fatores psicossociais no sentido de transformação. Liz Andréa abordou a finitude do tempo e a consciência de como a transformação deve nos favorecer.

A palestrante abordou a realidade de que o ideal não existe, e trabalhar com o possível, seria um dos fatores que nos ajudaria a superar o luto do ideal. A ansiedade, o burnout, a depressão e os transtornos mentais que hoje nos afastam do mercado de trabalho também foram destacados. “Devemos gerar possibilidades como escolha, entendendo que a relação de trabalho e o tempo nos desafia”.

Para a psicóloga, devemos fazer um diálogo com o presente, passado e o futuro. Lembrar a criança que existe dentro de cada um de nós, desengavetar os sonhos, contemplar o dia a dia sem comparações, acreditar em você como seu melhor conselheiro. Entender suas dificuldades, suas limitações e se reconhecer na sua história. Reencontrar em si a paz e a suficiência, entendendo que o trabalho não vai suprir lacunas da sua vida pessoal.

Por fim, a psicóloga fez um convite à vida, muito além da sobrevivência, com equilíbrio, para que o tempo seja dedicado ao seu talento e sua essência.

 

Texto: Waléria Leite/Jornalista - Assecom MPMS