O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) iniciou, nesta terça-feira (26/3), a celebração dos 150 anos de instalação da comarca de Corumbá. O evento contou com a presença dos Promotores de Justiça Viviane Zuffo Vargas Amaro, Pedro de Oliveira Magalhães, Luciano Bordignon Conte e Rodrigo Corrêa Amaro, que atuam na comarca.

A abertura foi realizada pelo Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Sérgio Fernandes Martins, que inaugurou o monumento alusivo ao sesquicentenário do programa “Rastros da História” e fez o lançamento do Selo Comemorativo como tributo à comarca de Corumbá, além do livro de 150 anos.

O Presidente do TJMS também inaugurou uma ampla exposição histórica que faz parte do programa “Rastros da História” do Poder Judiciário com o apoio de instituições. Na exposição, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul exibe vídeos institucionais com a galeria dos membros que atuaram e atuam em Corumbá e que abordam a história do Parquet desde a instalação da comarca e as atuações de grande relevância.

À tarde, a programação terá continuidade com o segundo Gabinete de Integração, no qual o Presidente do TJMS fará as entregas oficiais de melhorias, de medalhas a servidores e assinatura de parcerias.

Em seguida, será apresentada peça teatral contando um processo histórico da comarca. A apresentação tem o apoio do município de Corumbá e será realizada por meio de sua Fundação de Cultura.

Programação

Na quarta-feira (27/3), a celebração segue com a instalação de duas placas do programa “Rastros da História” diante do antigo Fórum e do museu da cidade. São placas de metal instaladas na calçada, numeradas de um a três e cada uma tem seu QR Code que remete a um vídeo na página do Memorial do TJMS, onde a história é contada e pode ser desdobrada em suas diversas ramificações.

À tarde, acontece uma sessão solene, na qual os Desembargadores do TJMS julgarão processos do segundo grau de jurisdição e farão entregas oficiais. A sessão contará com autoridades municipais e estaduais e será o momento de redigir a ata oficial do evento e depositar na “Cápsula do Tempo”, juntamente com mais cartas e documentos, fechando definitivamente a urna que será afixada em seu local definitivo no Fórum.

Confira as fotos aqui.

Texto e fotos: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS