O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul esteve presente, neste sábado (23/3), na 2ª edição do Mutirão Todos em Ação, que aconteceu no Jardim Canguru.

A ação foi realizada na Escola Municipal Professora Arlene Marques Almeida e ofereceu mais de 300 serviços gratuitos para a população local, tais como: atendimento médico, vacinação, orientações jurídicas, emissão e segunda via de documentos, negociação de dívidas, cadastro para vagas de emprego, entre outros. A programação contou, ainda, com atividades educativas e recreativas para as crianças, pintura facial, sorteio de brindes e apresentações culturais.

O MPMS foi representado pelo Promotor de Justiça e Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa; e pela Promotora de Justiça do Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (Navit) e Coordenadora do Núcleo Criminal (Nucrim), Renata Goya.

Na oportunidade, foram realizados atendimentos e distribuídos panfletos de divulgação institucional, com participação de servidores da Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplange) e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis, do Consumidor e do Idoso (CAOCCI).

Também foram levados ao conhecimento da população a campanha de combate ao feminicídio “Seu silêncio pode matar você” e informações a respeito do Projeto Acolhida, desenvolvido com o intuito de conscientizar que as vítimas da violência e seus familiares merecem especial proteção quanto a seus direitos, reforçando que é dever do Ministério Público brasileiro atuar para garantir que estes sejam cumpridos.

Texto: Karolina Victório Garcia Ferreira/Estagiária de pós-graduação em Publicidade e Propaganda - com supervisão de Cynthia Silveira - Assecom MPMS