O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul esteve presente, neste sábado (2/3), na 1ª edição de 2024 do Mutirão Todos em Ação, que aconteceu no Portal Caiobá.

A ação foi realizada na Escola Municipal Professor Antônio Lopes Lins e contou com mais de 300 serviços ofertados gratuitamente para a população. Foram realizados atendimentos nas áreas jurídicas, contábeis, administrativas, de saúde, beleza, dentre outros.

O MPMS foi representado pelo Promotor de Justiça e Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa; pela Promotora de Justiça do Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (Navit) e Coordenadora do Núcleo Criminal (Nucrim), Renata Ruth Fernandes Goya Marinho; e pela Coordenadora Adjunta do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Nevid), Promotora de Justiça Clarissa Carlotto Torres.

Na oportunidade, foram realizados atendimentos e distribuídos panfletos de divulgação institucional, com participação de servidores da Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplange) e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis, do Consumidor e do Idoso (CAOCCI).

Também foram levados ao conhecimento da população do Portal Caiobá a campanha de combate ao feminicídio “Seu silêncio pode matar você” e informações a respeito do Projeto Acolhida, desenvolvido com o objetivo de conscientizar que as vítimas de violência e seus familiares merecem especial proteção quanto a seus direitos, reforçando que é dever do Ministério Público brasileiro atuar para garantir que estes sejam cumpridos integralmente.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista – Assecom/MPMS

Fotos: Seplange