Em alusão ao “Dia Internacional da Mulher”, a Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS), em conjunto com o Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (NEVID) e o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAODH), realizou, nesta sexta-feira (8/3), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, o evento “Emancipação Emocional – Conscientização para a autonomia e valorização feminina”, que também foi transmitido ao vivo e pôde ser acessado através do e-mail enviado àqueles que estavam inscritos.

O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda, presidiu a mesa solene, que foi composta pela Procuradora-Geral Adjunta de Justiça Administrativa, Nilza Gomes da Silva; pela Promotora de Justiça e Secretária-Geral, Bianka Karina Barros da Costa, que representou a ESMP-MS; pela Promotora de Justiça e Coordenadora Adjunta do NEVID, Clarissa Carlotto Torres; pela Promotora de Justiça do Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (NAVIT), Renata Goya, e pela Promotora de Justiça Daniella Costa da Silva, 1ª Diretora Social da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP).

Na abertura, foi feita uma homenagem à Procuradora-Geral Adjunta Administrativa, Nilza Gomes da Silva, estendida a todas as mulheres do MPMS.

O evento apresentou a palestra da psicóloga, neurocientista e perita do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Daniele Rodrigues Cavaliere, e teve por objetivo apresentar e gerar reflexão quanto ao processo e a realização da emancipação feminina. Daniele destacou que o adoecimento mental de homens e mulheres na atualidade é uma questão de saúde pública e direitos humanos. Entre outros aspectos, falou da importância da autoestima feminina, da independência emocional e financeira, e que todos precisam disseminar a consciência da igualdade no dia a dia.

Confira as fotos aqui.

Na oportunidade, também foi feito o pré-lançamento da campanha “Você Merece um Amor Leve” de 2024, do MPMS.

Texto: Taís Wölfert/Residente em jornalismo, com supervisão de Ana Paula Leite/Jornalista - Assecom MPMS

 

Para denúncias entre em contato com a Ouvidoria do MPMS: ouvidoria@mpms.mp.br, Formulário Eletrônico no link: www.mpms.mp.br/ouvidoria/cadastro-manifestacao, ou número 127 e 0800-647-1127.