Os Procuradores e Promotores de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul elegeram Romão Avila Milhan Junior como Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2024-2026.
Ele foi aclamado por 216 de um total de 219 eleitores, alcançando 98,63% da classe.
O processo eleitoral ocorreu nesta sexta-feira (22/3), das 9h às 17h, por meio eletrônico, em canal de acesso restrito e seguro, no site oficial da instituição, com um único inscrito para o pleito.
A eleição foi conduzida pela Comissão Eleitoral composta pelo Procurador de Justiça Hudson Shiguer Kinashi (Presidente); pela Procuradora de Justiça Vera Aparecida Cardoso Bogalho Frost Vieira (membro), pelo Promotor de Justiça Clóvis Amauri Smaniotto (membro) e pelo Promotor de Justiça Jean Carlos Piloneto (membro). O auditor de segurança da informação Bruno Alexandre Barbosa Álvares acompanhou o processo eleitoral.
A lista com o nome de Romão Avila Milhan Junior será entregue ao Governador do Estado, Eduardo Corrêa Riedel, que tem o prazo de 15 dias para nomear o novo PGJ.
Trajetória
Paranaense, natural de Umuarama, filho de Romão Avila Milhan e Nair de Bitencourt Avila Milhan.
Bacharel em Direito pela Universidade Paranaense em 2007.
Especialista em Direito Penal pela Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná.
Foi Defensor Público do Estado do Espírito Santo e aprovado em concurso para Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
É Promotor de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul desde 2010 e atuou como Promotor de Justiça Substituto nas comarcas de Itaporã, Sete Quedas e Iguatemi. Em substituição, atuou nas comarcas de Ivinhema, Deodápolis, Glória de Dourados, Ponta Porã e em diversas Promotorias de Justiça da comarca de Dourados. Na então primeira entrância, foi titular das Promotorias de Justiça das comarcas de Angélica, Itaporã e Fátima do Sul.
Foi Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP) por dois biênios, de 2019 a 2023.
Também foi Secretário-Geral da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) por dois biênios, de 2020 a 2024.
Em fevereiro de 2023, tornou-se Procurador-Geral Adjunto de Justiça Legislativo do MPMS e, em março de 2024, tomou posse como 1º Vice-Presidente da CONAMP, para o biênio 2024-2026.
Texto e fotos: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS