Para celebrar o Dia da Mulher, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial (CAOCRIM) e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAODH), lançou, nesta sexta-feira (8/3), a campanha “Você merece um amor leve”, durante o evento promovido pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS), que trata da emancipação emocional. O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade sul-mato-grossense para a valorização da mulher, bem como combater os altos índices de violência doméstica e familiar contra o gênero no Estado.

A campanha é uma iniciativa do Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri (NOJÚRI); do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (NEVID); pelo Núcleo da Cidadania (NUCI); e do Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (NAVIT), com apoio da Assessoria de Comunicação do MPMS.

As peças publicitárias trazem mensagens como: “Todo dia é de proteção à mulher”. Após a palestra, foram distribuídas cadernetas da campanha “Você Merece um Amor Leve" às participantes, que ali mesmo podiam acessar o “violentômetro”, teste para avaliar um relacionamento afetivo. Essa fase da campanha contará também com outdoor, busdoor e peças digitais.

As Promotoras de Justiça que encabeçam a campanha, Clarissa Carloto Torres, Livia Carla Bariani e Renata Goya contextualizaram a importância da medida protetiva para salvar vidas, da união de todos os membros do MPMS em aderir à causa e de combater as desigualdades estruturais.

Para denunciar a violência doméstica, entre em contato com a 72ª Promotoria de Justiça na Casa da Mulher Brasileira: 67 3318-3970 ou pelo WhatsApp: 67 99825-0096. Para denúncias no interior, procure a Promotoria de Justiça de sua cidade. O MPMS atende através da ouvidoria pelos números 127 e 0800-999-2030. Também é possível denunciar pelo link: Formulário Ouvidoria das Mulheres - MPMS (office.com). Caso você esteja em perigo, ligue 190.

Pesquisa

De acordo com a 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, realizada em 2023, e feita pelo Instituto DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), 72% das mulheres de Mato Grosso do Sul pesquisadas, afirmaram ter alguma amiga, familiar ou conhecida que já sofreu violência doméstica ou familiar. A pesquisa também indicou que 29% das residentes do Estado já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar provocada por um homem, dessas 60% sofreram violência do marido/companheiro.

A Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) já registrou, em 2024, 7 casos de feminicídio em MS. No mesmo período, janeiro e fevereiro, de 2023, registrou 4 casos. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública feito em 2022, apontou o MS como o 2º Estado que mais mata mulheres no país.

Confira as fotos aqui.

Texto: Taís Wölfert/Residente em jornalismo, com supervisão de Cynthia Silveira - Assecom MPMS

Fotos: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS

Para denúncias entre em contato com a Ouvidoria do MPMS: ouvidoria@mpms.mp.br, Formulário Eletrônico no link: www.mpms.mp.br/ouvidoria/cadastro-manifestacao, ou número 127 e 0800-647-1127.