A Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande recebeu a décima etapa da capacitação do Projeto Patrulha, idealizado pela Promotora de Justiça Luciana Rabelo, e apresentado na tarde desta terça-feira (14/11), pela Coordenadora do Núcleo da Cidadania do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (NUCI), Promotora de Justiça Clarissa Carlotto Torres.

Fazendo uma reflexão sobre o aumento crescente dos números de crimes contra a mulher, feminicídio, stalking, estupro, entre outros, Clarissa Torres afirmou “..a gente precisa se despir de preconceitos, eu sei que é difícil, porque a gente vem de uma sociedade, em que os papéis sociais são muito bem definidos, o que é do homem, o que é da mulher. E enquanto a gente não parar para pensar que isso precisa acabar e que as pessoas precisam se respeitar, e que homens e mulheres são iguais... a gente não consegue ter uma sociedade mais justa, mais solidária”. E concluiu “nós precisamos trabalhar para isso”.

A capacitação contou com a participação e colaboração da Assistente Social do MPMS, Elaine Cristina França Flor, que destacou em sua palestra temas como o princípio da proteção integral à mulher, rede de atendimento e enfrentamento à violência contra a mulher, finalizando com o atendimento prestado pelo Serviço Social do Ministério Público.

O Projeto Patrulha qualificou 1.228 profissionais de fevereiro até novembro deste ano. A qualificação dos profissionais da segurança pública tem como intuito melhorar o atendimento às vítimas de violência doméstica, prezando pela integridade e os direitos da mulher durante o primeiro contato com a equipe da Guarda.

A Promotora Clarissa Torres, complementou e encerrou a tarde, abordando ainda sobre a importância da Lei Maria da Penha, formas de violência, ciclo da violência, medidas protetivas e os direitos da população LGBTQI+.

Texto e fotos: Kethelyn Mara – Estagiária de Pós-graduação em jornalismo com supervisão de Waléria Leite/ Jornalista – Assecom MPMS