Neste sábado (11/11), foi a vez dos moradores do bairro Santa Emília e região receber o Mutirão do Povo. A ação foi realizada na Escola Municipal Professora Maria Tereza Rodrigues e contou com a participação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplange), do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis, do Consumidor e do Idoso (CAOCCI), da Ouvidoria do Ministério Público, e do Núcleo Criminal (NUCRIM).

O Mutirão do Povo realizado pela empresa T Eventos vem percorrendo os bairros de Campo Grande com o intuito de fomentar a solidariedade. O evento ofereceu mais de 300 serviços gratuitos para a população local, como corte de cabelo, exames médicos, recreação infantil, orientações jurídicas, emissão e segunda via de documentos, negociação de dívidas, cadastro em agência de emprego, atendimento ao consumidor, palestras, doação de cestas básicas, sorteios de brindes, gincanas, shows culturais e musicais.

O MPMS foi representado pelo Promotor de Justiça e Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa. Na ocasião, foram realizados atendimentos e distribuídos panfletos de divulgação institucional, com a participação de servidores da Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplange), da Ouvidoria do MPMS, da 52ª Promotoria de Justiça de Campo Grande e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis, do Consumidor e do Idoso (CAOCCI).

Também foram levados ao conhecimento da população local a campanha de combate ao feminicídio “Seu silêncio pode matar você” e informações a respeito do Projeto Acolhida, desenvolvido com o objetivo de conscientizar que as vítimas de violência e seus familiares merecem especial proteção quanto a seus direitos, reforçando que é dever do Ministério Público brasileiro atuar para garantir que estes sejam cumpridos integralmente.

Texto e fotos: Ana Paula Leite/Jornalista - Assecom MPMS