Nesta terça-feira (31/10), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul recebeu a 9ª etapa de capacitação do Projeto Patrulha de Campo Grande, capitaneada pela Promotora de Justiça Luciana do Amaral Rabelo. Cerca de 800 Guardas Civis da região de Campo Grande receberam a certificação do curso.
Luciana Rabelo conta com a colaboração da Coordenadora do Núcleo da Cidadania do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Promotora de Justiça Clarissa Carlotto Torres, e da Assistente Social do MPMS, Elaine Cristina França Flor. O Projeto Patrulha busca qualificar os profissionais e aperfeiçoar o trabalho prestado pela equipe de segurança pública do município.
Na primeira palestra, Elaine Flor apresentou a rede de atendimento do município, que tem como objetivo enfrentar à violência doméstica e familiar contra a mulher, e explicou sobre o trabalho desenvolvido pela assistência social do MPMS, no atendimento à mulher que busca a Casa da Mulher Brasileira.
A Promotora de Justiça Luciana Rabelo fez uma explanação sobre a estrutura que o Estado disponibiliza através da rede de atendimento à mulher, os objetivos da Lei Maria da Penha, as muitas formas de violência contra a mulher e as dificuldades em romper com o ciclo da violência.
O tema LGBTQI+ foi apresentado pela Promotora de Justiça Clarissa Carlotto Torres, que convidou a plateia presente à reflexão. Clarissa fez uma apresentação didática sobre a origem da sigla LGBTQI+, para que os profissionais da Patrulha entendessem, de forma metodológica, o tema apresentado. Atentos às recomendações, os guardas foram receptivos aos ensinamentos e protocolos que envolvem a matéria. Clarissa solicitou aos profissionais sensibilidade e empatia nos atendimentos às vítimas LGBTQI+ em situação de violência doméstica.
Aproximadamente 80% do efetivo da Guarda Metropolitana da capital já recebeu a qualificação do MPMS, no enfrentamento à violência contra a mulher. O objetivo é qualificar 1.195 Guardas Civis da região de Campo Grande, que vão receber até o final do ano, a certificação do curso.
Fotos e Texto: Waléria Leite/Jornalista - Assecom MPMS