O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO/MPMS) e a Corregedoria-Geral da Polícia Civil, deflagraram, nesta terça-feira (17/10), a 2ª fase da Operação “Safe Shipping”, nos municípios de Dourados e Ponta Porã, que culminou com a apreensão de cinco veículos, três deles de alto valor comercial.

A ação é voltada ao asfixiamento financeiro dos integrantes do grupo criminoso responsável pelo tráfico de 538,1kg (quinhentos e trinta e oito quilos e cem gramas) de cocaína, no dia 5 de setembro de 2023, na cidade de Dourados, carga avaliada em mais de R$ 40 milhões.

As investigações constataram que os policiais civis envolvidos recebiam R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) em dinheiro, para pegarem a cocaína em Ponta Porã e transportá-la até Dourados, em viatura oficial. Isso ocorreu ao menos seis vezes, nos meses de julho e agosto de 2023, atividade criminosa por meio da qual acabaram enriquecendo.

O nome “Safe Shipping” faz alusão à ação intitulada no mundo do crime de “frete seguro”, já que a viatura policial usada para transportar a droga, como regra, não é parada, muito menos fiscalizada por outras unidades de segurança pública.

 

Texto e fotos: GAECO/MPMS