Na tarde desta terça-feira (5/9), o Grupo de Atuação Especial de Defesa da Saúde (GAEDS) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul promoveu a campanha de “Orientação sobre Doação de Órgãos” para membros, servidores, estagiários e terceirizados da Instituição.
O evento, que aconteceu no Auditório Cláudia Menezes Pereira, é alusivo ao “Setembro Verde”, mês voltado à conscientização e incentivo à doação de órgãos.
A Coordenadora Adjunta do GAEDS, Promotora de Justiça Daniela Cristina Guiotti, agradeceu a presença de todos e ressaltou que o Brasil tem o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo. Reforçou ainda que o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes no País.
A Coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Claire Carmen Miozzo, ministrou a palestra “Sistema Estadual de Transplantes”.
Em seguida, a Coordenadora Médica da Organizações de Procura de Órgãos (OPO), Médica Intensivista e Coordenadora da Linha de Cuidados de Pacientes Críticos da Santa Casa, Patrícia Berg Gonçalves Pereira Leal, abordou o tema “Diagnóstico de Morte Encefálica e Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes”.
Texto e fotos: Ana Paula Leite/Jornalista - Assecom MPMS