Na manhã desta segunda-feira (7/8), que segue até quarta (9/8), a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) inicia inspeção ordinária no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).
A abertura dos trabalhos se deu em solenidade realizada no plenário do Tribunal Pleno e contou com a presença, dentre outras autoridades, do Presidente do TJMS, Desembargador Sérgio Fernandes Martins; do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda; do Defensor Público-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Pedro Paulo Gasparini; do Presidente da OAB/MS, Bitto Pereira; e do Desembargador Fábio Uchôa Montenegro, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), responsável por coordenar os trabalhos.
Durante o evento, o Presidente do Tribunal de Justiça, Des. Sérgio Fernandes Martins, ressaltou a importância da vinda da equipe do CNJ a Mato Grosso do Sul. “Desejo à equipe do CNJ que tenha todo o êxito na sua missão e possa colher as melhores informações, pois, com certeza, o Poder Judiciário de nosso Estado tem se esmerado, se esforçado; ouso dizer que tem, inclusive, apresentado uma proatividade e projeção no âmbito nacional, em vista da dedicação e do esforço de seus magistrados e servidores. Assim, espero que Vossas Excelências possam obter boas informações e dados e, eventualmente, nos apontem situações que possamos corrigir de muito bom grado, colocando-nos de forma alinhada aos propósitos do CNJ e do Judiciário nacional”.
O Coordenador da inspeção em MS, Des. Fábio Uchôa Montenegro, frisou a satisfação em visitar o TJMS por considerá-lo um tribunal de excelência, onde diversas práticas por ele criadas são reproduzidas em vários tribunais pelo País. Além disso, o Desembargador do TJRJ afirmou que o principal objetivo da inspeção é aprimorar a prestação jurisdicional.
Além do TJMS, já passaram pela inspeção ordinária da Corregedoria Nacional de Justiça, neste ano de 2023, os Tribunais de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), do Piauí (TJPI), de Roraima (TJRR), do Amapá (TJAP), do Maranhão (TJMA), do Rio Grande do Norte (TJRN), do Pará (TJPA), de Pernambuco (TJPE), do Rio de Janeiro (TJRJ), do Acre (TJAC) e de Rondônia (TJRO).
Texto: Assessoria de Comunicação TJMS, editado por Waléria Leite -Jornalista/Assecom MPMS
Fotos: Waléria Leite - Jornalista/Assecom MPMS