Na última quinta-feira (10/8), a Promotora de Justiça Nara Mendes dos Santos Fernandes participou do lançamento do projeto "Biblioteca da Liberdade", que aconteceu no Estabelecimento Penal de Amambai. A iniciativa é uma parceria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN), e conta com o apoio do Conselho da Comunidade, do Exército Brasileiro, e de instituições de ensino, religiosas e sociais.

O projeto "Biblioteca da Liberdade” visa fomentar a leitura entre os apenados e levar palestras a jovens e adolescentes em escolas, enfatizando a importância da educação como ferramenta de transformação social. Com o tema “Desafios do Jovem no Século XXI”, serão ministradas palestras pelo Setor Psicossocial do presídio e representantes do MPMS.

Há a possibilidade de os participantes doarem livros para a composição do acervo da “Biblioteca da Liberdade” da unidade penal, e, dessa forma, estabelecer o apoio da sociedade na recuperação da pessoa encarcerada. Poderão ser doados livros dos seguintes gêneros: literatura, filosofia, técnico e autoajuda. As instituições interessadas disponibilizarão os pontos de coleta.

Além disso, os alunos que participarem das palestras, terão a oportunidade de concorrer em um concurso de redação realizado pelo projeto, com o seguinte tema: “Depois de Aprender a Ler, você será Livre para Sempre” (Frederick Douglass). O texto escolhido será divulgado no site da AGEPEN e imprensa local, e o autor receberá uma premiação.

O banner de lançamento do projeto contou com desenhos dos próprios reeducandos da unidade, que participaram de um concurso organizado pela direção, com apoio da extensão escolar que ministra aulas regulares no local. O acesso e empréstimo dos livros para leitura será garantido a todos os internos provisórios e sentenciados de Estabelecimento Penal de Amambai.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista - Assecom MPMS - com informação da AGEPEN

Foto: AGEPEN