O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul reuniu, nesta quinta e sexta-feira (3 e 4/8), membros e servidores para o evento “Facções e Milícias – Evolução, Tendências e Respostas Repressivas”, alusivo aos 21 anos da criação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do MPMS, que teve como objetivo aperfeiçoar e aprimorar as atividades desenvolvidas pelo Grupo.

O encontro, realizado pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP), promoveu importantes debates e trocas de experiências com membros atuantes na área de repressão ao crime organizado dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso, além dos Promotores de Justiça e membros da força de segurança que atuam no GAECO de Mato Grosso do Sul.

A abertura solene contou com a participação do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda; do Procurador de Justiça e Conselheiro Nacional do Ministério Público, Paulo Cezar dos Passos; da Procuradora de Justiça e Coordenadora do Gaeco, Ana Lara Camargo de Castro; do Promotor de Justiça e Assessor Especial do Corregedor-Geral do Ministério Público, Plínio Alessi Júnior; do Promotor de Justiça e Diretor-Geral da ESMP, Fabio Ianni Goldfinger; e da Promotora de Justiça e Vice-Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Clarissa Carlotto Torres.

Para a Procuradora de Justiça e Coordenadora do Gaeco, Ana Lara Camargo de Castro, o encontro reuniu grandes nomes do Ministério Público brasileiro para debater um assunto de interesse nacional e compartilhar experiências: “O evento foi concebido para propiciar a disseminação de informações sobre a realidade da atuação de facções e milícias no país e debater estratégias de prevenção e repressão. Foi uma grande honra celebrar os 21 anos de criação do GAECO/MS ouvindo palestrantes tão qualificados, generosos e engajados na defesa da sociedade.”

Programação

A primeira palestra foi realizada pelo Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo Lincoln Gakiya, que discorreu sobre “O Ministério Público e a expansão internacional do Primeiro Comando da Capital (PCC)”. A palestra contou com a mediação do Promotor de Justiça Marcos Roberto Dietz.

Na sexta-feira, o encontro teve início com a palestra dos Promotores de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Fabiano Gonçalves Cossermelli Oliveira e Roberta Dias Laplace, que discorreram sobre a “Operação Calígula e outras perspectivas sobre organizações criminosas, milícias e jogos de azar”. O Promotor de Justiça do MPMS Tiago Di Giulio Freire atuou como mediador da apresentação.

Em seguida, o Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso Mauro Zaque de Jesus apresentou a palestra “Atividade de inteligência como instrumento de combate ao novo modelo de organizações criminosas”, com mediação da Procuradora de Justiça e Coordenadora do Gaeco, Ana Lara Camargo de Castro.

No período da tarde, o Coronel QOPM Wagner Ferreira da Silva, Secretário Executivo da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (SEJUSP/MS), abordou a temática “Mato Grosso do Sul – fronteira estratégica para o crime organizado”, com mediação do Coronel QOPM Lauciney Christian Ramos, Coordenador do Setor de Operações e Inteligência do GAECO/MPMS.

Por fim, os Promotores do MPMS Thalys Franklyn de Souza e Antenor Ferreira de Rezende Neto discorreram sobre o tema “Da Desdita à Bloodworm – arco histórico das operações do GAECO/MS no combate a facções”, com a mediação do Promotor de Justiça do MPMS Gerson Eduardo de Araujo.

21 anos GAECO/MPMS

O Gaeco do MPMS foi instituído em 8 de agosto de 2002, por meio da Resolução nº 13/2002-PGJ, publicada em 12 de agosto de 2002, e em seus primeiros anos tinha por objetivo investigar crimes contra a ordem econômica e tributária, em especial os voltados à distribuição e à comercialização de combustível.

Com a efetiva atuação de Procuradores e Promotores de Justiça em colaboração com forças policiais e outros setores de segurança pública, o GAECO/MPMS se consagrou como importante ferramenta no enfrentamento de crimes variados, praticados por organizações criminosas ou daquelas cujas consequências sociais e econômicas justifiquem a intervenção direta do Ministério Público.

Texto e fotos: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS