Em evento promovido pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, o Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI) do MPMS lançou, nesta sexta-feira (30/9), o Portal Hórus CI/MPMS. O evento foi realizado na Procuradoria-Geral de Justiça e contou com a participação de membros e assessores da instituição.

A nova plataforma consiste na integração das tecnologias de gerenciamento e pesquisa, que somadas com novas funcionalidades passaram a formar um sistema único, o “Portal Hórus”, com o objetivo de colaborar com análises investigativas realizadas pelos membros do MPMS.

De acordo com o Coordenador do CI, Promotor de Justiça Ricardo de Melo Alves, a nova ferramenta desenvolvida é muito importante para o auxílio das investigações dos Promotores de Justiça junto ao CI, bem como para as atividades de inteligência.

Para o Coordenador-Adjunto do Núcleo de Crimes Cibernéticos (NUCIB), Promotor de Justiça Felipe de Almeida Marques, o trabalho de investigação realizado pelos membros do MPMS ganhará agilidade, eficiência e melhores resultados.

O evento de lançamento do portal ainda contou com a palestra “Hackeando a investigação criminal com Open Source Intellligence (OSINT – inteligência de fontes abertas)”, que foi proferida pelo Promotor de Justiça do MPSP José Eduardo de Souza Pimentel.

O Diretor da ESMP-MS, Promotor de Justiça Fabio Ianni Goldfinger, agradeceu a presença do palestrante e parabenizou a atuação do Coordenador do CI e de sua equipe no desenvolvimento de ferramentas de inovação e tecnologia.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-assecom MPMS

Fotos: Ana Paula Leite/Jornalista-assecom MPMS