O Promotor de Justiça do Núcleo Ambiental do MPMS, Luciano Furtado Loubet, participará do 1º Fórum “Fogo e Desenvolvimento Sustentável no Pantanal”. O evento será realizado nesta sexta-feira (1º/4), das 14h às 18h, no auditório do Sebrae/MS em Campo Grande, com transmissão ao vivo.

O objetivo do encontro é mobilizar a sociedade e fomentar a conscientização coletiva sobre prevenção, controle e combate a incêndios e queimadas, o uso racional do fogo no manejo de pastagens e, ainda, sobre a promoção do desenvolvimento com sustentabilidade, dentro do contexto do Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (Plano ABC+), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que busca reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atividade agropecuária até 2030.

Na ocasião, o Promotor de Justiça Luciano Loubet participará do Painel I - “Desenvolvimento com Sustentabilidade Ambiental” - e abordará as principais experiências do MPMS relacionadas ao tema nos últimos dois anos, especialmente os dados relativos aos incêndios florestais ocorridos no Bioma Pantanal, os quais atingiram 610 propriedades rurais no ano de 2021, número menor do que o registrado em 2020, quando os pontos de ignição foram identificados em 722 imóveis rurais.

O Promotor de Justiça também apresentará as estratégias de atuação do MPMS em relação aos incêndios florestais no Bioma Pantanal para o ano de 2022, como divulgado no relatório das áreas queimadas no Pantanal Sul-Mato-Grossense durante o período proibitivo de 2021.

O evento, organizado pelo Sebrae, Governo Federal, Mapa, Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBM/MS) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), será transmitido on-line pelo canal do Sebrae/MS no YouTube. Clique aqui para acessar.

Texto: Núcleo Ambiental MPMS