Com o objetivo de garantir o retorno seguro dos alunos da rede pública de ensino às salas de aula, o Projeto “MP-Social”, desenvolvido pelas Promotorias de Justiça da comarca de Dourados, entregou, nesta quarta-feira (16/6), à Secretaria Municipal de Educação do Município (Semed), produtos e equipamentos de proteção individual (EPIs) que serão utilizados pelas crianças, professores e profissionais que prestam serviços na rede pública de ensino.
Durante o encontro que reuniu autoridades, entre elas o Prefeito de Dourados, Allan Aquino Guedes de Mendonça, os Secretários Municipais Ana Paula Benitez Fernandes (Educação), Henrique Sartori (governo), Ginez Cesar (Comunicação), a Reitora da Unigran, Rosa Maria D'Amato de Déa, o gerente de Marketing do Grupo ABV, Michael Ovelar e os Promotores de Justiça Luiz Gustavo Camacho Terçariol e Ricardo Rotunno, houve a entrega à Semed de 2.000 face shields, 1.000 litros de álcool líquido, 5.000 unidades de máscaras TNT e 300 unidades de borrifador. Os produtos foram doados pela Unigran e pelo Supermercado Abevê, sendo as máscaras estilo face shields fornecidas pela universidade e os demais produtos (álcool, máscaras TNT e borrifadores) pelo atacadista.
Os itens de proteção serão destinados às unidades de ensino, para que as escolas e os CEIMs (Centros de Educação Infantil Municipal) possam viabilizar às crianças e aos professores o serviço de apoio do retorno às atividades presenciais, mediante a obediência de todas as normas de biossegurança.
A intenção do Ministério Público Estadual e das parceiras (Unigran e Abevê) é contribuir para a educação pública do Município de Dourados, garantindo a todos, assim, os mesmos direitos.
“MP-Social”
O Projeto “MP-Social” nasceu no ano de 2019, fruto da necessidade de aproximar o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul da comunidade, de maneira que esta possa conhecer e acessar seus direitos, permitindo que o Parquet promova as medidas necessárias, de acordo com as suas atribuições, indo além dos muros jurídicos e formais, que, por muitas vezes, afastam grande parte da população desta Instituição.
Os projetos e ações de cunho social têm o objetivo de viabilizar o intercâmbio de informações e práticas entre o Poder Público e a esfera privada, a fim de garantir o acesso da população aos direitos sociais constitucionalmente garantidos.
Assim, pelo “MP-Social” pretende-se promover o reconhecimento de iniciativas públicas e privadas que desenvolvem e subsidiam ações de cunho social, servindo como incentivo para a manutenção dos trabalhos já realizados e fomento para novas atividades.
Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS
Fotos: 17ª Promotoria de Justiça de Dourados