No segundo dia do Curso de Formação, Adaptação, Capacitação e Vitaliciamento, os Promotores de Justiça em estágio probatório prestigiaram a palestra do Corregedor Nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis Lima.

O membro do Conselho Nacional do Ministério Público saudou os novos Promotores de Justiça do MPMS, dando-lhes as boas-vindas e parabenizando-os pela aprovação no concurso. Na oportunidade, o Corregedor Nacional explanou sobre as atribuições da Corregedoria Nacional, órgão administrativo responsável pela atividade executiva de correição e inspeção, nos termos do art. 130-A, § 3º, II, da Constituição Federal e art. 18, II, do Regimento Interno do CNMP.

Em sua fala, Rinaldo Reis destacou sua experiência no âmbito do Ministério Público e refletiu sobre as lutas do Parquet pela garantia dos direitos da sociedade ao longo dos anos. O Conselheiro reforçou ainda que a Corregedoria Nacional é um órgão “muito mais de orientação, parceria e acompanhamento, e não somente disciplinar”.  Por fim, o Corregedor atentou para a conduta dos membros do Ministério Público e pelo zelo com todos os atores da sociedade.

Participaram da mesa de abertura, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda; o Corregedor-Geral do MPMS, Silvio Cesar Maluf; e a Diretora-Geral da ESMP-MS, Jaceguara Dantas da Silva.

Curso de Formação

Antes da palestra do Corregedor Nacional, a Coordenadora da Assessoria de Comunicação, Cynthia Maria Souza da Silveira, explicou aos novos membros a importância do setor para a divulgação dos trabalhos desempenhados pelos Promotores de Justiça, bem como o bom relacionamento com a mídia, o desenvolvimento de campanhas institucionais e o fortalecimento da imagem da Instituição perante a sociedade.

Em seguida, o Diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Wellington Gradella Marthos, teceu considerações sobre o setor, que tem suas atribuições voltadas à gestão do capital humano, explicando todas as tarefas relacionadas aos processos alusivos a estagiários e a carreiras de membros e servidores.

A Promotora de Justiça e Coordenadora da Gestão de Estagiários de Direito (GED), Clarissa Carlotto Torres, apresentou as incumbências do setor, que é destinado à gestão de pessoas que realizam estágio na área jurídica, nos níveis de graduação e pós-graduação, e que também é responsável pela realização de processos seletivos de estagiários de ensino de nível médio, nível superior, graduação e pós-graduação, nas áreas jurídica e administrativa.

Por fim, os Promotores Substitutos assistiram às explanações dos Procuradores de Justiça e Coordenadores das Procuradorias de Justiça Especializadas em Recursos Criminais, Cíveis e Difusos e Coletivos. Na ocasião, o Procurador de Justiça Adhemar Mombrum de Carvalho Neto tratou dos Recursos Especializados Criminais, o Procurador de Justiça Marcos Antonio Martins Sottoriva explanou sobre os Recursos Especializados Cíveis e a Procuradora Ariadne de Fátima Cantú da Silva abordou os Recursos Especializados de Interesses Difusos e Coletivos.

Para ver mais fotos do 2º dia do curso clique aqui.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Fotos: Giovana Silveira/Estagiária de pós-graduação/Jornalismo - Assecom MPMS