O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, participou, nesta segunda-feira (14/12), da posse do novo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Tocantis, Luciano Casaroti.
Em razão da pandemia, a sessão solene ocorreu por meio virtual, sendo transmitida ao vivo pelo canal www.youtube.com/cesafmpto.
Casaroti foi o membro mais votado em eleição para a formação de lista tríplice destinada à escolha do PGJ, realizada em 16 de outubro. No dia 29 do mesmo mês, ele foi escolhido e nomeado pelo Governador de Tocantins, Mauro Carlesse.
O cargo de Procurador-Geral de Justiça volta a ser ocupado por um Promotor de Justiça, após 21 anos, já que o posto se tornou exclusivo de Procuradores de Justiça em 1999. Porém, uma lei estadual, sancionada em março de 2019, ampliou a possibilidade de concorrentes ao cargo, incluindo novamente os Promotores de Justiça.
O Promotor de Justiça nomeado disse estar preparado para a missão. “Este é um momento histórico para o Ministério Público tocantinense. Vou trabalhar incansavelmente para fortalecer a atuação dos integrantes da nossa Instituição, visando à defesa dos interesses da sociedade e à primazia no atendimento ao cidadão. Agradeço ao Governador do Estado pelo ato democrático em respeitar a vontade dos membros e também aproveito para agradecer aos meus quatro colegas que disputaram o pleito, por colocarem seus nomes para a escolha”, disse Luciano Casaroti.
Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom com informações da Acom MPTO