Com o objetivo de garantir transparência perene às águas da região de Bonito, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça de Bonito Alexandre Estuqui Junior, firmou Acordo de Cooperação Técnica, na última sexta-feira (14/2), com o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e a ONG Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), o qual possibilita colocar em prática as ações propostas pelo Projeto “Águas de Bonito”.

O Projeto “Águas de Bonito” é uma parceria entre o Imasul, responsável pelo diagnóstico, definição das atividades e acompanhamento técnico, a IASB, que vai executar as ações, e o Ministério Público Estadual, a quem compete o acompanhamento e a fiscalização. As ações terão início pela microbacia do Rio Mimoso e a intenção é expandir para todos os demais cursos d’água da região, na medida em que for constatado êxito.

Conforme o acordo, o Imasul irá elaborar o Plano de Trabalho com o diagnóstico preciso e as intervenções necessárias em cada ponto. A IASB irá monitorar a qualidade da água dos pontos críticos, selecionar propriedades rurais para receber mudas arbóreas nativas, insumos para isolamento das reservas e até apoio no plantio com empréstimo de maquinário. Já o Ministério Público irá fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento do projeto, que tem prazo de um ano para ser executado.

O objetivo principal do projeto é formar uma grande rede de cooperação com boas práticas de conservação e de gestão compartilhada e participativa das bacias hidrográficas de Bonito, que contribuirão para a melhoria da qualidade de vida, a sustentabilidade do ambiente, a conservação da natureza e a garantia de continuidade da atividade turística no Município.

O projeto começará pela microbacia do Rio Mimoso, pelo fato de as cabeceiras deste rio estarem em uma região extremamente frágil. O Mimoso é o principal afluente do Rio Formoso, que por sua vez deságua no Miranda, um dos principais rios do Estado.

Texto: Elizete Alves/Informações Imasul