Em sua décima primeira edição, a Feira do Artesão Livre - Especial de Natal reuniu na tarde desta terça-feira (3/12) autoridades locais e a população campo-grandense que prestigiaram peças artesanais produzidas pelos internos de estabelecimentos penais de Campo Grande e Aquidauana.
A exposição ficará até o dia 5 de dezembro no Fórum Heitor Medeiros, localizado na rua da Paz, nº 74, em Campo Grande.
A iniciativa é promovida por meio de uma parceria entre o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, representado pela 50ª Promotoria de Justiça, o Conselho da Comunidade de Campo Grande, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul.
Todas as peças foram confeccionadas por internos do Instituto Penal de Campo Grande, Presídio de Segurança Máxima, Centro de Triagem, Presídio de Trânsito, Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” e Estabelecimento Penal Feminino de Regimes Semiaberto e Aberto de Campo Grande e de Aquidauana.
Todos os presentes puderam contemplar a apresentação especial da dupla de dança contemporânea, formada por adolescentes atendidos pela Rede Solidária no Jardim Noroeste, em Campo Grande. O Programa Rede Solidária é ligado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).
O Módulo de Saúde de Campo Grande, em sua terceira participação na feira, também apresentará trabalhos realizados no grupo terapêutico que utiliza a arte como abordagem para promoção e preservação da saúde mental.
A iniciativa tem como objetivo apresentar à sociedade os trabalhos desenvolvidos pelos internos. Todo o dinheiro arrecadado na venda dos produtos artesanais é revertido ao custodiado e à sua família.
Dentre os itens disponíveis à venda estão bordados, esculturas, cerâmicas, produtos variados de crochê, arte com recicláveis, dentre outros objetos.
Texto: Elizete Alves/jornalista – Assecom MPMS