Membros e servidores do Ministério Público de Mato Grosso do Sul participaram nesta sexta-feira (22/11) do Workshop “Dialogando sobre a defesa das mulheres”. O evento foi promovido pela Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

Ao fazer a abertura solene, a Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da Escola Superior do Ministério Público, Jaceguara Dantas da Silva, agradeceu a presença de todos e destacou: “Estamos vivendo momentos extremamente difíceis em que há um aumento considerável dos discursos de intolerância, discurso de ódio, principalmente em relação aos grupos vulneráveis, com aumento das desigualdades socioeconômicas e a concentração de rendas, situações que impactam diretamente a população negra. Em relação à questão da mulher negra, vítima da violência de gênero, a taxa de homicídio (2007 a 2017) cresceu 29,9%. Nesse momento, em que a violência e a intolerância aumentam consideravelmente em relação à mulher negra, é momento de refletirmos, não somente em relação às questões que dizem respeito ao gênero, mas também em relação à raça”, concluiu.

O Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, observou que “este evento não é momento de celebração, é momento de reflexão, de discussão para todos nós, que temos a obrigação legal e moral de atuar no combate à discriminação, à violência, à intolerância, que é uma mancha na história do nosso País e da nossa sociedade que continua a se desenvolver. Os grupos vulneráveis estão dia a dia sendo atingidos pela violência que, por diversas vezes, é difícil de compreender, mas é absorvida pela sociedade brasileira, que muitas vezes torna algo comum as agressões, os feminicídios, as atitudes de ódio, que ocorrem em cada canto do nosso País. Mulheres estão sendo mortas, mulheres negras estão sendo mortas, seres humanos não têm por vezes um mínimo patamar de dignidade. Isso não é possível em pleno século XXI, em uma sociedade que se diz democrática, isonômica e republicana”, enfatizou.

Em sua fala, o Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão e dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência, Francisco Neves Junior, ressaltou que o objetivo do Workshop é lembrar a campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres e do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. “Digo lembrar porque não há o que se comemorar. Temos que lembrar de combater diariamente e enfrentar a violência contra as mulheres, que são as maiores vítimas dessa violência de gênero. Temos uma lei muito importante no Brasil, que é a Lei Maria da Penha, mas ainda temos que dar visibilidade e efetividade a esta lei”.

Durante a abertura solene, a doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília e Coordenadora do Grupo de Estudos Mulheres Negras – UNB, Bruna Cristina Jaquetto Pereira, explanou sobre “Mulheres negras: em busca da igualdade racial e de gênero”.

Em seguida, Daniele Kleiner Fontes, mestre em Direito pela Harvard University, abordou o tema: “Proteção e Segurança Online das Mulheres no Facebook”, tendo a palestra sido ministrada por videoconferência, a primeira transmitida à distância pelo MPMS.

Texto: Elizete Alves/jornalista- Assecom