Em alusão à parcial conclusão do Projeto Preservágua, será realizada no próximo dia 29 de novembro, no Sindicato Rural de Chapadão do Sul, a entrega de certificados de reconhecimento aos proprietários rurais de áreas com nascentes preservadas naquele Município.

O Projeto Preservágua tem como principal objetivo monitorar as nascentes e áreas de Preservação Permanente (APPs) das regiões dos Municípios de Chapadão do Sul e de Paraíso das Águas, bem como conscientizar a população local.

Por meio do projeto, criado em 2018, foi possível identificar e recuperar nascentes degradadas, garantindo o abastecimento dos cursos hídricos, o que implica aumento da vazão e qualidade da água.

As ações desenvolvidas tendem a aumentar a área de proteção dos recursos hídricos, propiciando, assim, a manutenção da diversidade de espécies arbóreas nativas, com a formação de bancos de sementes destas (garantindo a perpetuação do bioma cerrado), além de servir de refúgio para a fauna silvestre e minimizar o assoreamento de corpos fluviais, como o Rio Aporé.

Com o projeto, serão monitoradas 280 nascentes em Chapadão do Sul e Paraíso das Águas, com identificação e preservação dos cursos hídricos, além da recuperação de nascentes degradadas com as medidas mitigadoras necessárias (isolamento da área; responsabilização criminal e civil por desmatamento e poluição; facilitação da acessibilidade da fauna silvestre e garantia do abastecimento dos cursos hídricos).

A execução do projeto também contempla a educação ambiental. Para tanto, a Promotora de Justiça e idealizadora do Projeto Preservágua, Fernanda Proença de Azambuja, e o seu responsável técnico, o engenheiro florestal Raphael Cardoso, ministraram uma série de palestras ao longo de 2018 e 2019, atingindo mais de mil alunos de escolas públicas dos Municípios de Chapadão do Sul e Paraíso das Águas.

Texto: Elizete Alves/Jornalista – assecom