Mulheres vítimas de violência receberam atendimento diferenciado na manhã desta sexta-feira (22/11) na região das Moreninhas, pela primeira vez, em Campo Grande. O Ministério Público de Mato Grosso do Sul esteve representado pela 72ª Promotoria de Justiça. Este projeto faz parte da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”.

Foram realizados os serviços da Promotoria Especializada em Violência Doméstica com o Apoio Psicossocial, da Delegacia da Mulher, do Juizado Especializado em Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres, da Defensoria Pública e da Patrulha Maria da Penha. A Casa da Mulher Brasileira, que centraliza esses atendimentos especializados, atende 1,3 mil mulheres por mês em Campo Grande, registra cerca de 600 boletins de ocorrência e é considerada referência nacional quando se fala em violência doméstica.

No período da tarde

A equipe esteve presente ao Workshop “Dialogando sobre a defesa das mulheres”, promovido pela Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul e realizado no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça.

A primeira palestrante foi a doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília e Coordenadora do Grupo de Estudos Mulheres Negras – UNB, Bruna Cristina Jaquetto Pereira, que falou sobre “Mulheres negras: em busca da igualdade racial e de gênero”. Em seguida, Daniele Kleiner Fontes, mestre em Direito pela Harvard University, abordou o tema: “Proteção e Segurança Online das Mulheres no Facebook”, por vídeo conferência.

16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra a Mulher

A campanha surgiu em 1991 e tem como objetivo denunciar e erradicar as várias formas de violência contra as mulheres, além de informar e orientar sobre os direitos humanos inerentes a elas.

Texto: Waléria Leite – Assessora de Comunição/Jornalista

Fotos:  Carlos Eduardo Orácio (cedidas)