O Poder Legislativo do Estado, formado por 24 parlamentares, prestou homenagem ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (19/11) em sessão solene na Assembleia Legislativa. O evento proposto pela Mesa Diretora da Casa de Leis foi realizado em comemoração aos 40 anos do parlamento sul-mato-grossense. No total, 37 Membros do MPMS receberam o Diploma de Honra ao Mérito Legislativo.

“Todos os Poderes estão sendo homenageados aqui nos 40 anos porque Mato Grosso do Sul foi uma construção que todos nós participamos e o Ministério Público tem papel fundamental nisso. Então, não poderia faltar essa instituição como um dos construtores dessa grande história. Homenageando o MP, estamos homenageando a história de Mato Grosso do Sul”, destacou o Presidente da Casa de Leis, Deputado Paulo Corrêa.

No uso da palavra, o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, afirmou que “essa homenagem não é só pela história de 40 anos do Ministério Público de Mato Grosso do Sul. É principalmente pelo seu exemplo, a partir do qual cada um de nós e dos que vierem depois que tivermos atravessado a porta, pode ter a certeza de que se pode, e até mesmo se deve reinventar a vida todo dia. Desde o alvorecer de nosso processo de redemocratização, fomos incansáveis em nossas iniciativas e intervenções, atuando com destaque na promoção de direitos sociais, na proteção das mulheres, dos idosos, do meio ambiente, da infância, da juventude, da pessoa com deficiência, na defesa da dignidade da pessoa humana e como guardiões da moralidade na gestão da coisa pública. Assumimos a vocação para a tutela dos direitos coletivos sem, em momento algum, ignorarmos a primazia que tradicionalmente nos foi conferida na seara penal”, finalizou.

Durante a solenidade, foi exibido um vídeo elaborado pela TV Assembleia sobre momentos especiais e históricos do Ministério Público. Momentos de emoção para os presentes.

Participaram da mesa na sessão solene o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos; o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Paulo Corrêa; o Segundo-Secretário da ALMS, Deputado Herculano Borges; o Desembargador Carlos Eduardo Contar; o Defensor Público-Geral Fábio Rogério Rombi da Silva; e o Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Romão Avila Milhan Junior.

Homenageados da noite

Paulo Cezar dos Passos; Humberto de Matos Brittes; Nilza Gomes da Silva; Hudson Shiguer Kinashi; Marcos Antonio Martins Sottoriva; Antonio Siufi Neto; Olavo Monteiro Mascarenhas; Alexandre Lima Raslan; Ariadne de Fátima Cantú da Silva; Aroldo José de Lima; Belmires Soles Riberio; Edgar Roberto Lemos de Miranda; Francisco Neves Junior; Gerardo Eriberto de Morais; Helton Fonseca Bernardes; Irma Vieira de Santana e Anzoategui; Jaceguara Dantas da Silva; João Albino Cardoso Filho; Lenirce Aparecida Avellaneda Furuya; Mara Cristiane Crisóstomo Bravo; Silasneiton Gonçalves; Silvio Cesar Maluf; Adnil Maria da Silva; Afonso Nunes da Cunha; Anizio Bispo dos Santos; Carlos Bobadilla Garcia; Harley Cardoso Galvão; Heitor Miranda dos Santos; Irone Alves Ribeiro Barbosa; Jacy de Souza Freire; Milton Loureiro Filho; Neide Câmara Martins; Neusa de Santis Guimarães; Sérgio Fernando Raimundo Harfouche; Ovídeo Pereira; Sérgio Guimarães Dias; e Arquimedes de Souza Menezes.

Texto: Waléria Leite – Jornalista/Assecom MPMS

Fotos: Ana Paula Leite, Elizete Alves e Waléria Leite