A Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da Escola Superior do Ministério Público, Jaceguara Dantas da Silva, participou, nesta última quinta-feira (25/7), da Mesa-Redonda “O Brasil e os ODS”, durante a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior evento científico da América Latina, que nesta edição se realiza na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O evento tem como objetivo engajar a Universidade na Agenda 2030, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que contempla 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, aplicáveis para todos os países. Desde janeiro todos os projetos de pesquisa da UFMS estão vinculados a um dos ODS, com vários temas (social, ambiental, econômico, entre outros).

Na ocasião, a Procuradora de Justiça ministrou palestra com a temática Igualdade de Gênero e ressaltou que a igualdade de direitos entre homens e mulheres está diretamente relacionada com o desenvolvimento das sociedades. “Ao longo dos tempos, muitas mulheres e homens lutaram para que o seu papel no mundo fosse valorizado, de uma forma justa e em igualdade. Temos diversas leis específicas e gerais que protegem os direitos das mulheres, no entanto as diferenças ainda existem”, afirmou, em seguida enfatizando que outra questão que é muito preocupante, diante da desigualdade de gênero, é o alto índice de violência doméstica.

SBPC

Em 70 anos de existência, é a primeira vez que Mato Grosso do Sul recebe a reunião anual da SBPC, que teve início no dia 21/7 e encerra neste sábado (27/7). O evento, que está sendo realizado na UFMS, tem como tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento”.

Realizadas desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, as reuniões anuais da SBPC têm os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

A cada ano, a reunião anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, geralmente em universidades públicas. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e população local.

A programação científica é composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres (que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica). Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas artísticos e culturais) e a SBPC Afro e Indígena (conferências e mesas-redondas que abordam essas temáticas).

No sábado, encerrando o evento, haverá mais uma edição do Dia da Família na Ciência, programação voltada a mostrar à comunidade como a ciência faz parte do dia a dia, integrando-a com cultura e recreação para crianças, jovens e seus familiares.

Texto: Elizete Alves/Jornalista – Assecom/MPMS