O Promotor de Justiça titular da PJ de Brasilândia e Substituto da comarca de Bandeirantes, Paulo Henrique Mendonça de Freitas, reuniu-se, nesta terça-feira (9/4), com a Associação de Moradores da Comunidade Furnas do Dionísio.
A convite do Presidente da Associação dos Produtores de Furnas do Dionísio, Nilson Abadia Martins, o Promotor de Justiça Paulo Henrique tratou de vários assuntos dentre eles infraestrutura, saúde, educação, saúde, meio ambiente e segurança.
Na ocasião, o Promotor de Justiça conversou sobre os direitos sociais e comunitários da comunidade e a importância da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável. Paulo Henrique destacou ainda a atuação do Ministério Público Estadual quanto à disposição para dialogar com os demais órgãos dos poderes públicos para ajudar na concretização dos direitos de comunidades quilombolas. Ao final da visita, o Promotor pode conhecer a Escola Estadual Zumbi dos Palmares que atende quase cem estudantes da comunidade.
A Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio conta hoje com mais de 90 famílias que têm nas atividades agrícolas traço importante de identidade que preserva um pouco da sua ancestralidade de Dionísio Antônio Vieira, mineiro que fundou a comunidade após a abolição da escravatura.
O Quilombo Furnas do Dionísio, localizado no Mato Grosso do Sul, foi reconhecido oficialmente pelo Incra como Comunidade Quilombola, em 24 de abril de 2009, em uma área de 1.018,2796 hectares.
Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom
Fotos: Assecom