O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul recebeu, nesta quinta-feira (21/03), a visita do Membro Auxiliar da Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Erick Alves Pessoa. Ele veio conhecer o funcionamento e os projetos voltados para a área de defesa do meio ambiente desenvolvidos pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (CAOMA).
O representante do CNMP foi recebido pelo Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos e pelo Promotor de Justiça do Núcleo Ambiental Luciano Furtado Loubet.
O Membro Auxiliar do CNMP Erick Alves Pessoa explicou que a Comissão de Meio Ambiente tem um projeto de desenvolver um manual de boas práticas nesta área e para tanto é necessário fazer um mapeamento junto às unidades ministeriais das iniciativas desenvolvidas na vertente ambiental.
Erick Alves Pessoa disse que o Ministério Público de Mato Grosso do Sul tem uma atuação destacada na área ambiental e a intenção é conhecer essas práticas exitosas e replicá-las em outras unidades. “Aqui em Mato Grosso do Sul tem alguns trabalhos que podem ser desenvolvidos neste contexto e que podem fazer parte do manual de boas práticas”, ressaltou.
No Núcleo de Geotecnologias (NUGEO), ele assistiu a uma apresentação sobre a estrutura do CAOMA e conheceu alguns projetos como: Curupira, SOS Rios, DNA Ambiental, e Cachorro Vinagre.
Houve, ainda, visita ao Núcleo de Prática Ambiental que funciona em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco e que auxilia na tramitação de Inquéritos Civis.
Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS
Fotos: Waleria Leite/Assessora de Comunicação Assecom MPMS